terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vídeo de apoio ao Pinheirinho para as redes sociais


Mais uma iniciativa de apoio à ocupação do Pinheirinho, ameaçada pela ordem judicial que pede a reintegração de posse. É um vídeo, de dois minutos, com o título: O que você vai fazer no Natal?

Confira e compartilhe:

CLIQUE AQUI E ASSISTA!

Jornal O Vale: Governo do Estado tenta pôr fim a impasse no Pinheirinho

Confira trecho da matéria publicada hoje no jornal regional O Vale:

Beatriz Rosa, jornal O Vale
São José dos Campos

Em meio ao impasse entre a Prefeitura de São José e as lideranças do Pinheirinho, o governo do Estado tenta intermediar hoje um novo modelo para a regularização do acampamento.

O secretário Silvio Torres durante visita ao Pinheirinho
A previsão inicial era que a área fosse inscrita no programa Cidade Legal pela administração do prefeito Eduardo Cury (PSDB), mas o tucano recusou o modelo temendo ter de investir recursos públicos no local.

Hoje, lideranças dos sem-teto e representantes do setor da prefeitura se reúnem com o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, em busca de um consenso.

Ontem, Cury esteve em São Paulo para conversar com Silvio Torres. Na pauta, o impasse do Pinheirinho e um convênio com a CDHU para a construção casas populares.

Reunião. A assessoria da secretaria estadual de habitação confirmou o encontro dos políticos, mas disse que a reunião 'não foi conclusiva' em relação ao Pinheirinho e que seria continuada hoje, com a participação de representantes da prefeitura e lideranças dos sem-teto.

Líder do acampamento, Valdir Martins, o Marron, está confiante. "O Estado e o governo federal estão dispostos a ajudar. A prefeitura é que está retardando o processo, mas há outros meios de regularizar", disse.

Segundo ele, 70% dos moradores do Pinheirinho estão inscritos no programa habitacional de prefeitura.

"A prefeitura teria que ter encaminhado a inscrição no Cidade Legal. Queremos agilizar o processo para garantir a permanência das famílias no local", afirmou.

*_*

Companheiros, a luta prossegue. Durante esta semana, teremos mais atividades em defesa do Pinheirinho.

Às entidades, pedimos que enviem moções de solidariedade ao movimento e às autoridades. AQUI estão os endereços e um modelo de moção.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Reunião com movimentos sindical e popular é nesta segunda

Uma reunião com os movimentos sindical e popular da região acontecerá nesta segunda-feira, dia 28, às 16h, na sede da CSP-Conlutas, em São José dos Campos (Rua Maurício Diamante, 68, Centro - em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos).

Na pauta, estará a discussão sobre a situação jurídica e social da ocupação.

O movimento busca ampliar a discussão sobre a questão do Pinheirinho, que está ameaçado por uma ordem judicial de desocupação.

Moradores do Pinheirinho organizam "manifesto vermelho"

Os moradores da Ocupação Pinheirinho iniciaram nesta quinta-feira, dia 24, um “manifesto vermelho” contra a tentativa de reintegração de posse por parte da juíza da 6ª Vara Cível de São José dos Campos, Márcia Loureiro. Toda a área ocupada está coberta por bandeiras e faixas vermelhas, como forma de sinalizar que, se a Polícia Militar tentar retirar os moradores, haverá resistência.

A mobilização é em resposta à decisão da juíza para dar reintegração de posse à massa falida da Selecta S/A. A gravidade da decisão levou a CSP-Conlutas a enviar um ofício à presidente Dilma Rousseff, na última quarta-feira, dia 22, relatando o caso e solicitando urgente agendamento de reunião de órgãos de Governo para buscar uma solução racional que viabilize a regularização da área.

Na carta, a CSP-Conlutas relata que a Selecta deve cerca de R$ 10 milhões em IPTU à Prefeitura de São José dos Campos e que esse tributo nunca foi pago. Os moradores do Pinheirinho e a CSP-Conlutas defendem a desapropriação da área pela Prefeitura.

“O poder público não pode continuar fomentando esse impasse jurídico. No meio desse imbróglio, o povo será o único prejudicado. Para que esta história termine bem, tanto a Prefeitura quanto o Judiciário terão de parar de olhar somente para os interesses da Selecta”, afirma o coordenador do MUST, Valdir Martins de Souza, o Marrom.

Moção de solidariedade pede suspensão de desocupação

Como parte da mobilização contra a ameaça de desocupação, os moradores da Ocupação do Pinheirinho iniciaram uma campanha que pede a entidades sindicais e populares, bem como a organizações da sociedade civil de todo o país, o envio de moções de solidariedade.

A moção repudia a liminar de desocupação da Justiça e pede a imediata interferência do poder público para suspender a medida. O objetivo é que o maior número de entidades reencaminhem a nota para autoridades públicas, do Executivo, Legislativo e Judiciário.

"Queremos que todos saibam o quanto é insana e descabida a decisão da juíza Márcia Loureiro, contra cerca de 2 mil famílias e o mais grave, em meio ao processo de regularização da área pelos governos federal, estadual e municipal", afirma um dos coordenadores do MUST (Movimento Urbano Sem Teto), Valdir Martins, o Marrom.

A iniciativa é uma das ações da campanha iniciada esta semana para impedir a ordem de desocupação. Na última segunda-feira, cerca de 500 moradores do Pinheirinho ocuparam a Prefeitura, para cobrar do prefeito Eduardo Cury que agilize a regularização da área, iniciada este ano.

"A nossa luta vai continuar para impedir que se tente cumprir essa decisão absurda. Uma desocupação seria a maior tragédia na história de São José dos Campos ", afirma Marrom.


Clique AQUI para ver o modelo de moção de solidariedade à ocupação Pinheirinho