quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Debate e exposição vão marcar quatro anos da desocupação do Pinheirinho


Há quatro anos, 1.900 famílias foram expulsas de suas casas na ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos. A data, 22 de janeiro de 2012, será relembrada com o debate que vai colocar em discussão os reflexos da crise econômica nas políticas habitacionais. Uma exposição fotográfica também vai mostrar os diferentes momentos vividos pelas famílias do Pinheirinho.

O evento será no dia 22 (sexta-feira), às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. O arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, mestre em Estruturas Urbanas e doutor em Demografia, participará do debate ao lado de Helena Silvestre, da coordenação nacional do Movimento Luta Popular. O coordenador do debate será Toninho Ferreira, advogado e liderança das famílias do Pinheirinho.

Ainda hoje, as famílias expulsas do Pinheirinho estão à espera das casas próprias prometidas pelos governos federal, estadual e municipal. Desde a desocupação, elas vivem em casas pagas com o bolsa-aluguel de R$ 500, valor que nunca foi reajustado.

A entrega das casas estava prevista para março deste ano, mas ainda hoje não houve a terraplenagem de um dos dois terrenos que receberão os imóveis. Boa parte das obras de infraestrutura continua na estaca zero, como encanamentos e rede de esgoto, por exemplo.

Enquanto isso, o terreno da antiga ocupação Pinheirinho permanece abandonado, sem função social. O processo que deu origem à ação de despejo ainda está sendo questionado na Justiça. Moradores reivindicam a anulação da ação e que a área seja destinada à habitação popular.

A crise econômica e as políticas habitacionaisO evento que marcará os quatro anos da desocupação não vai apenas resgatar a história de luta das famílias do Pinheirinho. Vai, principalmente, discutir o futuro das cidades, que jogam os mais pobres para bairros com infraestrutura precária.

O arquiteto Kazuo Nakano vai participar da mesa que debaterá a crise econômica e as políticas habitacionais no país. Ele integrou a equipe de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

Na previsão orçamentária de 2016, a presidente Dilma Rousseff reduziu em R$ 8,6 bilhões a verba destinada ao Minha Casa Minha Vida, principal programa habitacional do governo federal. O corte é resultado do ajuste fiscal promovido pelo governo.

Exposição fotográficaSimultaneamente ao debate, acontecerá o lançamento da exposição fotográfica “Retratos do Pinheirinho”, com 28 imagens registradas antes, durante e depois da desocupação. O acervo pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário