segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Alerta máximo contra a desocupação do Pinheirinho

O clima é de tensão na Ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, com a possibilidade de a ordem de reintegração de posse, emitida pela juíza Márcia Faria Loureiro, ser cumprida pela Polícia Militar a qualquer momento.

São 10 mil pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, ameaças por uma medida violenta, que pode provocar um verdadeiro desastre neste início de 2012.

Na semana passada, a Polícia Militar já invadiu a Ocupação, com mais de 100 policiais, numa operação que dizia buscar criminosos que se escondiam no local.

Mais do que buscar infratores, a operação faz parte da comum prática dos órgãos de repressão para tentar criminalizar e intimidar os movimentos sociais. Além disso, é uma espécie de preparação à desocupação que pode ocorrer a qualquer hora.

Na última sexta-feira, em protesto à ação da PM e contra a retirada das famílias, cerca de mil pessoas do Pinheirinho pararam a Via Dutra por quase uma hora.

Medida injustificada
A desocupação do Pinheirinho é uma medida absurda e totalmente injustificada.

A área, ocupada deste 2004, não cumpria nenhuma função social, estava abandonada e nem recolhia impostos à Prefeitura. Além disso, o terreno pertencia ao megaespeculador Naji Nahas, da falida Selecta.

Outro fato que revela como é descabida a ordem judicial de desocupação é a real intenção dos governos federal e estadual de regularizar a área.

Em todo este processo, a Prefeitura de São José dos Campos, comandada por Eduardo Cury (PDDB), é que tem sido o empecilho para a resolução do problema.

O Ministério das Cidades, do governo federal, inclusive, pediu à Justiça que a reintegração de posse seja adiada em pelo menos quatro meses, para que se encontre uma solução para o caso.

No documento, o governo federal solicita um prazo de 120 dias para que a situação seja analisada e que haja negociação para uma solução pacífica para o problema, além de contemplar as famílias com moradias. O documento é assinado pelo secretário Nacional de Programas Urbanos, Norman Oliveira.

Sindicatos da região, a CSP-Conlutas e outros movimentos estão organizando um movimento de resistência à desocupação. O alerta é máximo e as entidades convocar seus militantes a fazerem um cordão de isolamento para proteger as famílias sem-teto.

Um comentário:

  1. Não tenho o porque me esconder e deixar de me identificar, pois creio num Deus vivo e gostaria de poder acreditar que o Brasil ainda tem jeito. Venho de uma família humilde, do interior de MG. Não tenho nada de valor material, porem tenho o que há de mais valioso, dignidade, e é pela dignidade de quase 10 pessoas que escrevo esta.
    Na madrugada do dia 05/01 os moradores (cerca de duas mil famílias que moram ali já há oito anos ) da Comunidade do Pinheirinho em São Jose dos Campos foram surpreendidos, por voltas da 5h30 da manhã. Uma mega operação policial foi implementada deixando a todos perplexos. Com a justificativa de que buscavam apreender drogas, armamentos e possíveis foragidos da justiça, a polícia impõe o pânico na comunidade. Os moradores já vivem um clima de pânico desde que a Juíza Márcia Faria Mathey Loureiro determinou a reintegração de posse à massa falida da Selecta do megaespeculador Imobiliário, Naji Nahas (este, devedor mais de 10 milhões de IPTU). As quase dez mil pessoas que vivem no Pinheirinho, não estão lá porque querem, e sim por falta de opção. Se eles tivessem para onde ir, não iriam ficar lá na situação em que vivem, sem saneamento básico, esgoto, correndo diversos riscos. As pessoas que estão ali não roubaram para construir suas casas, não sonegaram impostos como Naji Nahas, e não estão conseguindo colocar a cabeça no travesseiro e dormir tão tranquilamente, não dormem por medo de serem atacados fria e cruelmente. Sinceramente, onde estão as promessas de melhorias durante as eleições. Na hora de pedir votos, há apertos de mãos e tapinhas nas costas, mas e agora se mostram os destruidores de sonhos. Não queremos guerra, queremos um pouco de dignidade e entender o porque querem tirar do pobre (moradores do Pinheirinho) para dar ao podre.
    Juíza: seja um destaque para o bem, seja um Hobin Hood, garanto que isso não vai te deixar mais pobre...
    Sr Eduardo Pedrosa Cury, faça alguma pelo seu povo hoje, porque AMANHÃ vc pode precisar dos votos deles novamente, vc pode decidir se será lembrado como o prefeito dos fracos e oprimidos brigando pelo povo, ou ainda se será lembrado como um prefeito que nem ligou para o povão ao saber que a cidade seria lavada por sangue de pessoas que acreditavam em vc quando te colocaram no poder,
    Sr Geraldo Alckimim: Faça jus ao seu mandato, olhe para essas pessoas como seres indefesos que não tem ninguém por eles, ha governador talvez vc nunca tenha passado pelas dificuldades que essas pessoas passam, estamos trocando favores nessa hora, vc teve nosso voto, agora pedimos que faça algo por nós...
    Sra Presidente Dilma, mostre se realmente é digna de ocupar esse cargo, estamos em suas mão e não me faça arrepender de ter votado em vc.

    ResponderExcluir