segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Todos ao ato na Praça Afonso Pena, em São José, nesta segunda, dia 23

A Praça Afonso Pena, em São José dos Campos, será palco de um grande ato contra a desocupação do Pinheirinho nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 9 horas da manhã. A manifestação será realizada por dezenas de entidades sindicais, do movimento social e estudantil da região, bem como de outras cidades do Estado.

O objetivo da manifestação é denunciar a ação criminosa dos governos estadual e municipal do PSDB que ordenaram de forma ilegal o despejo de 9 mil famílias da Ocupação Pinheirinho, neste domingo. Os moradores foram alvo da extrema violência da Tropa de Choque e da Guarda Municipal. Os bairros vizinhos também se transformaram num campo de guerra.

As famílias, em grande maioria idosos, mulheres e crianças, estão alojadas precariamente em abrigos improvisados e sem estrutura da Prefeitura, que sequer conseguiu atender todos. Cerca de 1 mil moradores se abrigaram na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e chegaram a ser atacadas com bombas pela PM, por volta das 23h deste domingo.

Outros atos são organizados no país A invasão da PM contra milhares de moradores que viviam no local há oito anos teve repercussão nacional e internacional.

Outras manifestações também estão sendo organizadas em outras cidades e estados do país. Confira relação dos atos contra a desocupação do Pinheirinho, neste dia 23:

· São José dos Campos - às 9h, na Praça Afonso Pena
· Belo Horizonte - 16h, na Praça da Liberdade
· Porto Alegre - 12h, na Esquina Democratica
· Belém - 9h, na ALEPA
· Brasília - 10h30, no gramado do Congresso Nacional
· Teresina - 14h, Praça do Fripisa
· Rio de Janeiro - 16h, no Largo da Carioca, Centro
· Franca (SP) - 17h, no Terminal de Ônibus
· Curitiba - 17h, na Boca Maldita
· Londrina - 18h, no Calçadão
· Juiz de Fora - 17h, no calçadão
· Guarulhos/SP - 17h, Praça da Matriz
· Fortaleza - 17h, na Rua 13 de maio
· Macaé - 17h, na Praça Veríssimo Melo

Ainda no dia de ontem cerca de 500 pessoas se reuniram na região da Avenida Paulista, em São Paulo, em protesto contra a ação da PM. O ato começou a ser organizado no início da tarde nas redes sociais, principalmente pelo Facebook e no microblog Twitter. O ex-procurador-geral do Estado de São Paulo Marcio Sotelo Felippe foi um dos organizadores da promoção do evento pela internet, que começou por volta das 17h.

A reintegração de posse do Pinheirinho foi um dos assuntos mais comentados no dia de ontem nas redes sociais. No Twitter, a chamada "#Pinheirinho" apareceu no Trending Topics, o ranking com os assuntos mais comentados do momento, do Brasil e também de São Paulo.

"Chamamos a solidariedade de toda a população e de todas as entidades sindicais, populares, estudantis e da sociedade civil. É preciso repudiar veementemente o festival de violência praticado pelos governos do PSDB e exigir o fim da reintegração de posse", afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e membro da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Assim, nesta segunda, a partir das 9 horas, todos ao ato na Praça Afonso Pena, em São José!

Nenhum comentário:

Postar um comentário