segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entidades realizam Ato Nacional em defesa do Pinheirinho

Na próxima quinta-feira, dia 2, diversas entidades sindicais, estudantis e do movimento popular de todo o país estarão em São José dos Campos para realizar um grande ato nacional em solidariedade às famílias do Pinheirinho.

Os ativistas se concentrarão na Praça Afonso Pena, a partir das 9h, para a manifestação. Em seguida sairão em passeata pelas principais ruas do centro da cidade.

Delegações de diversos pontos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já confirmaram presença.

O objetivo é denunciar a ação criminosa dos governos estadual e municipal do PSDB, que ordenaram de forma ilegal, o despejo das 9 mil famílias da Ocupação.

No domingo, dia 22, os moradores foram brutalmente expulsos de suas casas e massacradas por uma operação que contou com cerca de 2 mil policiais militares, incluindo a Rota e a Tropa de Choque.

Desde então, centenas de famílias do Pinheirinho, a maioria mulheres, crianças e idosos, estão em abrigos precários da Prefeitura, em condições desumanas.

Repercussão e solidariedade
Diversos atos e manifestações denunciando a desocupação violenta e levando apoio ao Pinheirinho já ocorreram em várias regiões do país. A ocupação recebeu também muitas demonstrações de solidariedade internacional.

“Chamamos a solidariedade de toda a população e de todas as entidades sindicais, populares e estudantis. Queremos o fim da situação desumana que os governos estadual e municipal colocaram as famílias”, afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e integrante da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

“É preciso repudiar esse verdadeiro festival de violência praticado pelos governantes e exigir que a presidente Dilma desaproprie a área já”, concluiu Mancha.

Um comentário: